quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Aspectos fisicos de Portugal

Clima

O clima mediterrânico está presente por todo o território português, divindindo-se em 2 subtipos, segundo Köppen: Csb e Csa. A versão mais pura está presente ao sul da Serra da Estrela, que possui temperaturas elevadas no verão e invernos frescos, sendo que os verões são secos e os invernos mais húmidos. Ao norte da Serra da Estrela, no nordeste do país, está presente um mediterrânico continentalizado, mais húmido e com temperaturas médias mais baixas, sobretudo nas zonas altas, enquanto as zonas baixas, no Vale do Douro, registam valores altos (semelhantes aos do sul do país, como Pinhão, com média anual de 16,4ºC. No Litoral Norte (no noroeste do país), o clima é mediterrânico com influência marítima, e possui verões moderados.
As precipitações variam dos menos de 300 mm na ribeira de Massueime, afluente do Côa, que por sua vez é afluente do Douro, e dos 450 mm de Faro, aos 1.700 mm da Guarda e aos mais de 3.000 mm da Serra do Gerês. O local considerado mais frio do país é a Serra da Estrela, que possui uma temperatura média anual de 7ºC nas partes mais elevadas e inferior a 4ºC na Torre, o topo da Serra, situado no município de Seia, Distrito da Guarda. As temperaturas extremas de Portugal são de 47,3ºC, em Amareleja, freguesia do município de Moura, Alentejo, em 1 de Agosto de 2003, e -16ºC nas Penhas da Saúde, localidade do município da Covilhã, e em Miranda do Douro, nos dias 5 de Fevereiro de 1954 e 16 de Janeiro de 1945.Também há registos extra-oficiais de temperaturas mínimas em torno dos -20ºC na Torre da Serra da Estrela, além dos 50,5ºC de temperatura máxima para Riodades, freguesia do município de São João da Pesqueira, Distrito de Viseu. No arquipélago dos Açores, ocorre o clima subtropical húmido, com temperatura média anual entre os 18ºC e 20ºC, elevado índice anual de precipitações e pequena amplitude térmica anual, sendo a Ilha do Pico o local em que se regista mais precipitação em Portugal, com valores superiores a 6.350 mm anuais. O arquipélago da Madeira também apresenta um clima subtropical húmido ou oceânico. Tal clima torna-se semi-árido na Ilha de Porto Santo (385 mm anuais). As Ilhas Selvagens apresentam um clima desértico (com precipitações inferiores a 200 mm). São os locais mais secos de Portugal.

Hidrografia

Os principais rios são, de norte a sul:
Minho
Lima
Rio Cávado
Ave
Tâmega
Douro
Vouga
Mondego
Zêzere
Tejo
Sado
Guadiana
A maioria dos grandes rios portugueses nasce em Espanha e desagua no Oceano Atlântico, com excepção do Ave, Mondego, Vouga, Zêzere e Sado que nascem em Portugal. O rio Tâmega desagua no Douro, e o rio Zêzere desagua no Tejo. Apenas o Douro, Tejo e Guadiana são distinguidos entre os mais conhecidos da Europa.
Os rios, na sua grande maioria, são inaptos para a navegação. Apenas o Douro o Tejo e uma parte final do Guadiana são navegáveis. É inclusive possível fazerem-se cruzeiros no Douro até Espanha.
Com a ajuda das barragens, os rios tornam-se para Portugal uma importante fonte produtora de energia eléctrica.

Nenhum comentário: